top of page

AYURVEDA

O termo Ayurveda significa “Ciência da Vida” – uma vez que “veda” pode ser traduzido como “erudição”, saber sobre a ciência espiritual, e “ayur”, vida e longevidade. “Ayur” ou “vida” é descrita como a harmonia do Eu Superior (Atman) ou consciência pura (Purusha), com a mente (Manas), a energia vital (Prana), a alma e o corpo. 

O Ayurveda tem sua origem na civilização Sarasvati, que viveu, aproximadamente, entre 2.500 a 2.000 anos a.c., ao redor do rio Sarasvati, hoje inexistente, mas que se acredita ter tido seu curso direcionado, ao longo do tempo, para o rio Ganges. Acredita-se também que o Ayurveda se deriva originalmente do Rig Veda, um dos cinco livros védicos clássicos, há 10 mil anos. 

O Ayurveda foi passado aos sábios e yoguis de maneira oral, pessoas extremamente devotas à religiosidade que viam a saúde como parte integral da vida espiritual, que a utilizavam para permitir a máxima longevidade dedicada à busca da iluminação espiritual e aos outros objetivos legítimos e fundamentais da vida: Artha – prosperidade, Kama – felicidade, Dharma – realização dos talentos e Moksha – libertação. 

Dhanvanrari de Varanasi (1500 a.C.) foi quem estabeleceu o Ayurveda como um sistema medicinal e, posteriormente, surgiram os textos clássicos como o Charaka Samhita, Sushruta Samhita e o Ashtanga Hridaya. 

O Ayurveda trabalha o ser humano como um todo, o corpo, a mente e o espírito, ao mesmo tempo, dando ao espírito um papel primordial, alinhando os ritmos internos aos ciclos da natureza, a partir dos cinco elementos, os quais definem o biotipo de cada pessoa (dosha). 

Segundo o Ayurveda, a origem de todas as doenças subjaz no bhava, o ponto de vista, os condicionamentos que geram nosso modo de viver, sentir e pensar. A ciência védica nos explica que nossa percepção da realidade é subjetiva, baseada em filtros produzidos pelos samskaras ou condicionamentos. Estes filtros geram nossas motivações, as quais devem ser purificadas por meio da aquisição de conhecimento sobre a unidade, o conceito do princípio único, que é a base da cultura védica, a fim de gerar a saúde, a felicidade e a paz.

VEDASHALA-flormandala4.png

DOSHAS

O Ayurveda é, essencialmente, a ciência dos Doshas que são as forças primordiais e substâncias sutis na origem das funções fisiológicas e psicológicas. Eles são formados pela combinação dos cinco elementos, que são as diferenciações ou estados cósmicos da matéria original:

VATA

Ar e Éter (espaço)

PITTA

Fogo e Água

KAPHA

Água e Terra

Quando estudamos a saúde e a doença, na verdade estudamos a harmonia e a desarmonia entre esses elementos, esse grande conceito védico. Eles fornecem uma “chave energética” para a compreensão das forças vitais do corpo e para os seus processos de equilíbrio e desequilíbrio. Eles ao mesmo tempo que formam o corpo, também são os fatores causais no processo de doença.

Em verdade, todos os elementos são derivações do éter, eles são o éter reduplicado, ou seja, o éter que se torna ar, que se torna fogo, que se torna água, que se torna terra.

VS_doshas-fogo.png

+

VS_doshas-agua.png
VS_doshas-eter.png

+

VS_doshas-ar.png
VS_doshas-agua.png

+

VS_doshas-terrra.png
vedashala_logo-geral-tagline.png

NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
bottom of page